Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui
EDIÇÃO Nº 218, 14 DE SETEMBRO • 2012

 

 

Simpósio e diplomação dos Membros Afiliados / Regional NE & ES

Realizado no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, o evento reuniu os eleitos em 2010 e 2011.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

 

Unindo a sistemática e a taxonomia à ecologia,
biogeografia e evolução

Professor da UFRN, o biólogo Adrian Garda estuda os padrões - o quê e aonde - de espécies animais existentes na natureza o que, aliado ao estudo dos processos - como e porquê - compõe a síntese do estudo da biologia de organismos.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

Infância ajudando na roça e doutorado no MIT

Professor da UFC, Antônio Gomes de Souza Filho atua na área de física da matéria condensada, estudando como as nanoestruturas de carbono, que podem ser usadas na fabricação de muitos materiais e equipamentos, interagem com o meio que as cerca.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

Estudando a interação parasita-hospedeiro

Pesquisadora da Fiocruz da Bahia e professora da pós-graduação da Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciências, Camila Indiani de Oliveira estuda a leishmaniose, uma doença grave transmitida pela picada de um inseto, comum em áreas rurais.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

Paixão por desvendar os mistérios da matemática

Professor da UFPB e da UFPE, o matemático Daniel Pellegrino procura estruturas lineares em conjuntos nos quais, aparentemente, não há organização alguma e busca, também, estimativas melhores para certas constantes que aparecem em desigualdades da Análise Funcional.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

Usando a luz como instrumento de investigação científica

O trabalho do físico da UFPE Edilson Falcão Filho consiste em estudar como a matéria interage com pulsos luminosos ultracurtos e ultraintensos e tentar criar um instrumento ou produto tecnológico de diagnóstico útil para a comunidade científica ou indústria.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

Estudando a química atmosférica

A professora de química analítica e professora da UFBA Gisele Olímpio da Rocha estuda o processo de emissão e transformação de substâncias na atmosfera e seu retorno para a superfície terrestre.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

Compromisso entre a pesquisa e a sociedade

Leonardo Sena Gomes Teixeira lida com a química analítica voltada para amostras ambientais, combustíveis e de alimentos, buscando fornecer elementos para o desenvolvimento de uma ciência transformadora e sustentável.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

'No meu quintal na Bahia tem mais espécies
do que em toda a Alemanha'

Para o biólogo Mirco Solé, pesquisador da UESC nascido na Espanha e formado na Alemanha, fazer ciência em um país com uma impressionante biodiversidade é muito gratificante, pois quase tudo que observa e descobre é novo.

Leia mais no site da ABC

 
       

 

Da indústria eletrônica ao tratamento de câncer

O trabalho do novo Membro Afiliado da Região Nordeste & Espírito Santo e químico da UFPE, Severino Alves Júnior, é sintetizar substâncias cujas funções são aplicáveis tanto em monitores de TV quanto em medicamentos.

Leia mais no site da ABC

 
       


Notícias da ABC
é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz


| cancelar assinatura |